Nosso Park Way

Cuidar do Park Way é nosso compromisso.

 O exercício de associar-se em prol do interesse comum busca uma escala de força. A Associação Comunitária tem história na defesa do meio ambiente no Park Way.

As conquistas se revelam na preservação de áreas verdes, no fim da retirada de cascalho do solo, considerada áreas de recargas de aqüíferos, no fim do roubo de terra e de lançamento de entulho nas áreas públicas, restando acabar com a queima de podas, folhas e lixo, prática ainda freqüente. Pela firme atuação da Associação, cresce o número de moradores que combatem as diversas irregularidades nas questões de ocupação do solo.

Graças a essa persistência na proteção da qualidade de vida e também ao enfrentamento aos projetos governamentais que colidem com o propósito de mantermos o modelo que respeita as nossas leis territoriais, como o Decreto nº 9.417, de 21 de abril de 1.976 que criou a APA Gama Cabeça de Veado visando a proteção dos mananciais hídricos e a biodiversidade do cerrado, foi possível evitar a alteração das características da nossa região.

A participação da Associação no Conselho gestor da APA-COGAMA aumentou a capacidade de interferir em qualquer projeto que possa vir a prejudicar o interior da APA.

O papel e responsabilidades da Associação se mostram cada vez maiores, dado que a pressão do desenvolvimento voraz e que burla as leis ambientais já cria preocupações para o futuro do bairro. Pode-se citar como exemplo, a tentativa de instalar a cidade do Catetinho na APM-Área de Proteção de Mananciais, que foi criada para proteger nossa bacia hidrográfica e nosso patrimônio natural. Outra situação de risco é a aprovação do projeto da cidade do Tororó, prevista para 500.000 mil pessoas.

Deve-se lembrar sempre que o Park Way fica localizado bem no meio da Reserva da Biosfera do Cerrado e abriga diversas reservas naturais com vegetação típica, córregos e nascentes que abastecem mais de 30 mil pessoas de água potável da melhor qualidade. Além disso, é essa água infiltrada que garante a umidade necessária para manter vivas as Matas de Galeria da Reserva da Biosfera do Cerrado e alimentar o Lago Paranoá. É preciso ter cuidado e força para nunca esmorecer na busca pelo desenvolvimento sustentável em prol da qualidade de vida dos moradores do bairro.

 

Uma ideia sobre “Nosso Park Way

  1. Sou síndico condomínio Bandeira. Quadra 1 Conjunto 05
    Gostaria receber qualquer informação sobre seus trabalhos para que eu divulga para os condôminos.
    Meu wats e fone é 981597545

Deixe uma resposta